when-the-weather-is-fine-

[RESENHA] When the Weather is Fine

Poesia. Talvez essa seja a melhor palavra para descrever When the Weather is Fine (2020, JTBC). O ritmo, as imagens de uma pequena cidade do interior da Coreia, as pessoas, as cores, a neve, o inverno, a primavera e as pessoas. Tudo isso formam um conjunto poético sobre a vida, perdão e resiliência. 

O drama é baseado no romance “I’ll Visit You When The Weather Is Fine” (날씨가 좋으면 찾아가겠어요), de Lee Doe e lançado em 2018. E, sim, eu fiquei apaixonada por cada episódio desse drama. Quer o porquê? Vou te contar nas próximas linhas 

 

Um longo e frio inverno

 

When The Weather is Fine se passa na bucólica vila de Bukhyeon, durante o longo e frio inverno. É lá que encontramos Mok Hae-won (Park Min-young) voltando ao lugarejo depois de uma série de decepções em Seul. Faz anos que ela deixou Bukhyeon, sua tia Shim Myung-yeo (Moon Jung-hee) e a pensão que um dia fora de sua avó.

when-the-weather-is-fine-por-que-doramas
Imagem: Divulgação/JTBC

Sua chegada logo é percebida – e sentida  – por Im Eun-sup (Seo Kang-joon). Ele foi colega de classe de Hae-won e nutre uma paixão secreta desde então. Além disso, Eun-sup é dono de uma pequena livraria, “Boa Noite”, e é um cara simples, caloroso e de bom coração. Ele mantém um diário secreto no site da livraria e também organiza um pequeno e inspirador clube do livro. 

Imagem: Divulgação/JTBC

Assim que retorna a Bukhyeon, Hae-won e Eun-sup se aproximam lentamente. Logo ela começa a trabalhar na livraria “Boa Noite” e vai se encantando pelo calor de Eun-sup, mesmo em dias tão frios.  Hae-won também se junta ao clube do livro e é lá que conhecemos outros personagens maravilhosos do drama como Im Hwi (Kim Hwan-hee), irmã de Eun-sup; e Lee Jang-woo (Lee Jae-wook), melhor amigo de Eun-sup – e uma das melhores pessoas do drama todo. Entre lendas, poemas e prosas – a maioria deles parte da literatura sul-coreana – esse grupo vai, aos poucos, transformando a vida Hae-won, tirando-a do eterno inverno em que vive. 

Imagem: Divulgação/JTBC

O desenvolvimento da relação entre os dois protagonista acontece enquanto descobrimos o passado de cada um deles. Tragédias, abandono, solidão. Tudo isso deixou marcas e feridas que precisam ser curadas. E é também sobre isso o enredo do drama. 

Imagem: Divulgação/JTBC

 

When the Weather is Fine: a primavera traz o calor, ensina o perdão e encontra a felicidade 

 

Durante os 16 lindos episódios de When the Weather is Fine nós aprendemos muita coisa: sobre perdão, sobre felicidade, sobre a simplicidade, é sobre deixar as feridas se curarem e seguir em frente. Não gosto de relevar muita coisa da história para não dar spoiler, mas a chegada da primavera é bem cruel para os nossos protagonistas. 

Verdades veem à tona, um adeus é dado, mas o final é feliz. Feliz desse jeito bem simples e sincero, sabe? Aliás, a felicidade é um dos grandes tópicos deste drama. O que é ser feliz? Será que precisamos de muito para a alcançar a felicidade? Vale a pena viver em cidades enormes, correr o dia inteiro em busca de algo tão subjetivo? 

Imagem: Divulgação/JTBC

Para finalizar essa resenha sobre esse drama tão lindo, deixo um trecho de um texto que aparece nos créditos finais. Acho que ele resume bem When the Weather is Fine e porque todo mundo precisa assistir a essa obra maravilhosa. 

 

“É assim que a felicidade é. É uma coisa difícil. Mas mesmo quando você abre os olhos de manhã para começar o seu dia e vive tranquilidade sua vida, hoje você pode estar alcançando essa coisa difícil e fazendo alguém feliz neste momento. Para alguns, você é alguém a quem ser grato. Você pode não perceber isso, mas vivendo assim, você deve saber que fez um ótimo trabalho”. 

 

⇨ Onde assistir

Kindom Fansub 

Viki 

⇨ Avaliação 

 

 

Agora queremos saber: o que você achou de When the Weather is Fine? Conta para gente aqui nos comentários!

Fique ligado aqui no PQDM que logo logo vamos trazer mais listas e reviews! E não esquece de seguir a gente no Facebook e também no Instagram, tá bom?!

 

Beijos e até a próxima.

Deixe o seu comentário

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *